POETAS QUE MORRERAM ASSASSINADOS






1. Delmira Agustini (Montevidéu, 24 de outubro de 1886 — idem, 6 de julho de 1914) foi uma poetisa uruguaia.
Delmira Agustini nasceu e foi criada em uma família de origem italiana que, apesar de conservadora, mimava-a muito. Seu pai era o uruguaio Santiago Agustini (morto em 1925) e sua mãe, a argentina María Murtfeld Triaca (morta em 1934). Além de compor versos já aos dez anos de idade, Delmira realizou estudos de francês, música e pintura.
No dia 14 de agosto de 1913, Delmira Agustini contraiu matrimônio com Enrique Job Reyes. Porém, devido às inúmeras desavenças conjugais, ela o abandonou apenas um mês e meio depois, divorciando-se em 5 de junho de 1914. Em julho do mesmo ano, ela morreu assassinada por seu ex-marido, que depois cometeu suicídio.






2. Carlos Marighella (Salvador, 5 de dezembro de 1911 – São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político, guerrilheiro e poeta brasileiro, um dos principais organizadores da resistência contra o regime militar a partir de 19641 . Chegou a ser considerado o inimigo "número um" no regime militar.
Em uma emboscada4 preparada contra Marighella, foram detidos Tito e seus amigos de convento (exceto Frei Oswaldo). Frei Fernando foi obrigado a combinar um encontro com Marighella. Eles tinham um código que auxiliou na emboscada: "Aqui é o Ernesto, vou à gráfica hoje". O encontro foi marcado na Alameda Casa Branca, uma rua próxima ao centro da cidade de São Paulo.
No dia do encontro, havia uma caminhonete com policiais e um automóvel, com supostos namorados (onde Fleury disfarçou-se), além do fusca com Fernando e Ivo.
Ao chegar na Alameda, às 20h00, dirigiu-se ao Fusca e entrou na parte traseira. Frei Ives e Fernando saíram rapidamente do carro e se jogaram no chão. Percebendo a emboscada, imediatamente reagiu à prisão e foi morto. Marighella seguiu as normas de seu manual. Portava um revólver e levava duas cápsulas de cianureto.






3. Anica Černej (Oplotnica, 3 de abril de 1900 - Neubrandenburg, 3 de maio de 1944) foi uma poetisa eslovena.
Em 1943, ela foi presa com outros professores e estudantes por militares alemães e levada ao campo de concentração de Ravensbrück e posteriormente à Neubrandenburg, onde morreu logo após.






4. André Marie Chénier (30 de outubro de 1762 - 25 de julho de 1794) foi um poeta francês, associado com os eventos da Revolução francesa do qual foi vítima.
Em 7 de março de 1794 foi preso. Envolvido em uma falsa conspiração que permitiu a execução de suspeitos sem audiência, ele foi condenado à morte pelo Tribunal Revolucionário sob a alegação de esconder “papéis do embaixador espanhol (antes da declaração de guerra entre os países)” – documentação que comprovaria a extensa corrupção deste junto a Assembléia, para livrar o Rei da execução. Executado em 25 de Julho de 1794 (7 thermidor) dois dias antes de Robespièrre. André Chénier foi enterrado em uma vala comum juntamente com outras milhares de vítimas do “Terror”, no cemitério de Picpus em Paris.






5. Félix de Souza Araújo (Cabaceiras, 22 de dezembro de 1922 — Campina Grande, 27 de julho de 1953) foi um político brasileiro, vereador de Campina Grande, no estado da Paraíba. Também foi poeta, tribuno, secretário de governo, ensaísta, crítico literário, escrituário, livreiro, radialista, jornalista e conferencista.






6. Federico García Lorca (Fuente Vaqueros, 5 de Junho de 1898 — Granada, 19 de Agosto de 1936) foi um poeta e dramaturgo espanhol, e uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola devido ao seus alinhamentos políticos com a República Espanhola e por ser abertamente homossexual.






7. Ibn Ammar (1031-1086) foi um poeta nascido em Silves (Portugal) (entretanto, Estômbar, na época dentro dos limites administrativos de Silves, defende que o poeta é natural de lá) que se tornou primeiro-ministro da taifa de Sevilha. Contudo ele era pobre e pouco conhecido, a sua habilidade na poesia,e sobretudo a sua beleza masculina, atraiu o jovem Abbad III al-Mu'tamid, que o nomeou primeiro-ministro algum tempo após a morte do seu pai Abbad II al-Mu'tadid.
Ele planeou a anexação de Múrcia ao reino de Sevilha, convencendo Al-Mutamid a nomeá-lo seu governador. Rapidamente proclamou-se a si próprio como rei e cortou relações com Al-Mutamid. Caiu do poder rapidamente, sendo capturado numa emboscada e aprisionado em Sevillha. Al-Mutamid tendeu inicialmente para o seu perdão, mas ficou mais tarde indignado por algo que leu numa carta interceptada enviada por Ibn Ammar da sua cela. Foi o próprio rei a matar o poeta.






8. Jakob van Hoddis, Berlim, 16 de maio de 1887 - Sobibor, atual Polônia 1942, foi o pseudônimo do poeta chamado Davidsohn Hans, um participante do Expressionismo alemão, autor de Weltende (O Fim do Mundo), de 1911, considerado o primeiro poema inscrito neste movimento. De origem judaica, morreu em um campo de extermínio nazista em 1942.






9. Daniil Kharms (São Petersburgo, 30 de dezembro (17 de dezembro no calendário Juliano) de 1905 — Leningrado, 2 de fevereiro de 1942) foi um poeta surrealista e praticante da linguagem transmental dos cubofuturistas, escritor e dramaturgo russo da era Soviética.
Participando do grupo OBERIU, foi preso em 1931, acusado pelo Jdanovismo de distrair o povo na construção do socialismo através do uso da linguagem Zaum. Deixaram-no morrer de fome na prisão.






10. John Winston Lennon (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um músico, guitarrista, cantor, compositor, escritor e ativista britânico.
John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles. Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou disparando 5 tiros com revólver calibre 38, os quais 4 acertaram em John Lennon. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, O Apanhador no Campo de Centeio de J.D. Salinger. John morreu após perder cerca de 80% de seu sangue, aos quarenta anos de idade. Logo após a notícia da morte de John Lennon, que correu o mundo, uma multidão se juntou em frente ao Dakota, com velas e cantando canções de John e dos Beatles. O corpo de John foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em Hartsdale, cidade do estado de Nova Iorque, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono, sua mulher.






11. José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçom cubano (iniciado em 1871 no Grande Oriente Lusitano Unido, actual Grande Oriente Lusitano), criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária.
Em 19 de maio de 1895, no comando de um pequeno contingente de patriotas cubanos, após um encontro inesperado com tropas espanholas nas proximidades do vilarejo de Dos Ríos, José Martí foi atingido e veio a falecer em seguida. Seu corpo, mutilado pelos soldados espanhóis, foi exibido à população e posteriormente sepultado na cidade de Santiago de Cuba, em 27 de maio do mesmo ano.






12. Max Jacob (12 de julho de 1876, Quimper, Brittany, França – 5 de março de 1944, Drancy, França) foi um poeta, pintor, escritor e crítico judeu-francês.
Sur-Loire. No dia 24 de fevereiro de 1944, ao sair da missa pela manhã, foi preso pela Gestapo, morrendo no mês seguinte de uma congestão pulmonar no campo de Drancy. Seu corpo foi sepultado em 1949 em Saint-Benoit-sur-Loire.





13. Pier Paolo Pasolini (Bolonha, 5 de março de 1922 — Óstia, 2 de novembro de 1975) foi um cineasta e escritor italiano.
Foi brutalmente assassinado em novembro de 1975. Tinha o rosto desfigurado e várias lesões no corpo. Foi encontrado no hidro-aeródromo de Ostia. Os motivos de seu assassinato continuam gerando polêmica até hoje, sendo associados a crime político ou um mero latrocínio. Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado por um garoto de programa, que teria o intuito de assaltá-lo. Tal versão, porém, não se sustenta mais. Existem estudos, filmes e programas de tv que põem por terra a versão acatada pela justiça italiana. No ano de 2005, Pino Pelosi declarou não ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como assassino confesso.






14. Alexander Sergueievitch Pushkin (Moscovo, 6 de Junho de 1799 — São Petersburgo, 10 de Fevereiro de 1837) foi um romancista e poeta russo da era romântica1 que é considerado por muitos como o maior poeta russo e fundador da moderna literatura russa.
Pushkin e sua esposa Natalya Goncharova, com quem se casou em 1831, tornar-se-iam regulares frequentadores da corte. Em 1837, ao cair nos cada vez mais insistentes boatos de que sua esposa começara um escandaloso caso extra-conjugal, Pushkin desafiou o dito amante, Georges d'Anthès, para um duelo. Mortalmente ferido em consequência deste, Pushkin faleceria dois dias depois.






15. Salvador Iborra i Mallol (Valência, 1978 - Barcelona, 29 de setembro de 2011, espanha) foi um poeta, jornalista e professor de catalão. Era licenciado em Filologia Catalã pela Universidade de Valência, e trabalhou como correspondente do jornal Diari de Balears enquanto frequentava o mestrado em Literatura, Arte e Pensamento na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona. Durante o ano lectivo de 2010-2011 trabalhou como docente no Institut Jaume Mimó de Cerdanyola del Vallès. Morreu apunhalado à porta da sua casa na zona da Ciutat Vella de Barcelona.







16. Víctor Lidio Jara Martínez (San Ignacio, 28 de setembro de 1932 — Santiago, 16 de setembro de 19731 ) foi um professor, diretor de teatro, poeta, cantor, compositor, músico e ativista político chileno.
Logo após o golpe militar de 11 de setembro de 1973, Jara foi preso, torturado e fuzilado. Seu corpo foi abandonado na rua de uma favela de Santiago.
thumbnail
About The Author

Ut dignissim aliquet nibh tristique hendrerit. Donec ullamcorper nulla quis metus vulputate id placerat augue eleifend. Aenean venenatis consectetur orci, sit amet ultricies magna sagittis vel. Nulla non diam nisi, ut ultrices massa. Pellentesque sed nisl metus. Praesent a mi vel ante molestie venenatis.

0 comentários

Comente a sua ideia extravagante!